sexta-feira, 14 de março de 2014

Blog Lucas Prado Kallas -Simineral lança 3º Anuário Mineral do Pará

Lucas Prado KallasSindicato reúne na publicação, que este ano é bilíngue, um balanço completo da mineração paraense, incluindo as projeções de crescimento do setor para os próximos anos. O lançamento ocorreu nesta quinta-feira, às 20h, no Espaço São José Liberto.
O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lançou nesta quinta-feira, dia 13 de março, o O 3º Anuário Mineral do Pará 2014. Com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, a publicação traz como tema “Mineração sustentável. Um legado para nossa gente”. O lançamento ocorreu, às 20h, no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.
Com edição bilíngue (português/inglês), o anuário faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração.
A publicação traz também informações sobre os municípios mineradores paraenses, sobre os destinos e valores das exportações paraenses, a aplicação do minério no dia a dia, as características de cada tipo de minério e números relacionados à mão de obra e impostos do setor. O anuário terá tiragem de 5 mil exemplares impressos.
José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa e com uma linguagem didática e acessível, além de abranger os temas de interesse do setor e da sociedade. “Nesta terceira edição, vimos a necessidade de esclarecer alguns mitos sobre o setor. A sociedade, de uma forma geral, precisa saber que todas as ações que realizamos são pautadas no respeito ao meio ambiente.  Somos um estado minerador por excelência, que faz mineração na Amazônia, e isso por si só é um case de sucesso. Com o Anuário temos a oportunidade de mostrar os benefícios do setor mineral”, afirma o executivo.
Para comemorar o sucesso e a consolidação do Anuário Mineral, o sindicato recebeu mais de 800 convidados em uma noite especial que contou com shows de Lia Sophia e Yasmin Fiaça para animar o público. Além do tradicional coquetel que foi servido aos presentes. A noite também foi marcada pela entrega da premiação: "Minerador destaque" (Júlio Sanna – Ex-presidente da Mineração Rio do Norte) e "A comenda do mérito minerador honorário" (José Fernando Coura – Presidente do IBRAM e do SINDIEXTRA), que representam a importância do setor da mineração dentro do estado.
Desbravadores
Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário contará com dois capítulos especiais: o de sustentabilidade e o dos pioneiros na mineração paraense. No capítulo de sustentabilidade poderão ser conferidos os projetos e ações socioambientais das empresas associadas ao Simineral. Já o capítulo dos pioneiros retrata a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará.
 Premiações e Concurso
Com o objetivo de reconhecer a parceria daqueles que mais apoiaram o setor mineral ao longo de 2013, o Simineral entregou durante a festa de lançamento a Comenda de Mérito Minerador Honorário e o Título Honorifico Minerador Destaque. Na ocasião, o sindicato também lançou o 3º Concurso de Redação da Mineração e o 2º Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo, que tem como tema “Mineração sustentável. Um legado para a nossa gente”.
Anuarinho
O Anuário terá uma versão exclusiva para o público infantil, o “Anuarinho”, que será anexado à versão principal.  A publicação vem com 10 páginas, contendo ilustrações, caça-palavras, passatempo, jogos de erros e outras ferramentas lúdicas para transmitir, de forma didática e divertida, informações sobre mineração. “Não podemos mais estar dissociados da infância e da adolescência. Nossa meta é fazer com que essa futura mão de obra venha para o setor mineral. Mas, para isso, precisamos estimular e mostrar que o segmento tem oportunidades incríveis. Acreditamos no potencial dessa ferramenta para formar futuras gerações para a mineração”, diz José Fernando Gomes.
A publicação principal terá versão digital, sendo que o Simineral fará a distribuição de 15 mil CDs às escolas públicas e instituições de ensino superior. O sindicato também fará os lançamentos presenciais do Anuário em 14 municípios paraenses.
Mineração em números
Segundo levantamento do Simineral, dos US$ 15,8 bilhões em exportações totais do Pará em 2013, as indústrias de mineração e transformação mineral responderam por 88% deste valor. Juntas exportaram US$ 13,9 bilhões, fazendo do setor mineral o grande vetor de crescimento do comércio exterior paraense. O segmento também continua sendo um dos maiores geradores de emprego. No ano passado, o segmento gerou 271 mil empregos diretos e indiretos no Pará, em 2013. Conforme o sindicato há uma demanda de 99 mil novos postos de trabalho por conta da expansão e instalação de novos projetos minerais no estado.

Simineral

Nenhum comentário:

Postar um comentário