
O objetivo é discutir as melhores práticas ambientais relacionadas à mineração e o papel desempenhado pelo setor na economia brasileira. Por meio do encontro, o setor pretende mostrar como a adoção de atitudes sustentáveis tem feito parte das ações de exploração mineraria em todo o País.
O público alvo das discussões são as mineradoras e siderurgias, profissionais das áreas de infraestrutura, consultorias de meio ambiente, fornecedores de equipamentos, associações, instituições financeiras, geólogos, centros de pesquisas, engenharias, escritórios de advocacia, órgãos ambientais, secretarias de planejamento, mineração e infraestrutura, empreendedores, construtoras, profissionais das áreas de meio ambiente/sustentabilidade, marketing e planejamento e demais interessados pelo assunto.
A gestão dos riscos ambientais no setor de mineração será o assunto discutido pelo Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, que apresentará um histórico de pauta ambiental no setor de mineração brasileiro, mostrará a importância da utilização de ferramentas de gestão de riscos, os mecanismos de verificação e preparação para atendimento às emergências ambientais e a questão da segurança e gestão de riscos em barragens de rejeitos.
Programação
O primeiro tema abordado será a gestão das emissões no setor de mineração, discutido pelo Diretor de Desenvolvimento Sustentável na Mineração do Ministério de Minas e Energia (MME), Edson Farias Mello. Em seguida, o assessor Técnico de Mineração do Governo do Estado de São Paulo, Marcos Koritiake, falará sobre Mineração Sustentável e o Diretor Técnico do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Elias Alberto Morgan sobre a redução de partículas de poeira do manejo de minerais.
O Chefe do Serviço de Novos Produtos Minerais do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), Francisco Mariano Souza Lima, tratará sobre as fontes energéticas renováveis aplicadas à mineração e o secretário de Meio Ambiente do Governo do Estado de Sergipe, Genival Nunes Silva, abordará a questão do licenciamento como ferramenta de gestão ambiental para o setor de mineração.
Já pesquisadora da Embrapa Cerrados, Lidiamar Albuquerque, tratará a questão da restauração ecológica de matas de galeria e ciliares por meio do processo de recuperação das matas ripárias e o Presidente da Associação Nacional dos Municípios Produtores (Anamup), Carlos Casteglione mostrará a relação entre o novo código de mineração e o seu impacto econômico.
O Pesquisador da Embrapa Solos, Silvio Tavares e o Diretor da Bioflora André Nave serão os responsáveis pelo painel “Aspectos Essenciais para Restauração Ecológica de Áreas Degradadas”, que falará sobre a escolha de espécies adequadas para a restauração florestal e os cuidados necessários durante as fases de implantação e manutenção. E, para finalizar o evento, o Diretor Técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Rafael Volquind, abordará as características essenciais dos Estudos de Impacto Ambiental.
Serviço:
Conferência Mineração Sustentável
Data: 25 e 26 de março
Local: São Paulo (SP)
Informações e inscrições: Podem ser realizadas pelos telefones (11) 3452-3155 e (11) 2339-3900 e pelo endereço eletrônico atendimento@paginasustentavel.com.br.
IBRAM – Profissionais do Texto – com informações da assessoria do evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário