A Vale é a maior produtora mundial de minério de ferro e pelotas, matérias-primas essenciais para a fabricação de aço.
O minério de ferro é encontrado na natureza na forma de rochas, misturado a outros elementos. Por meio de diversos processos industriais com tecnologia de ponta, o minério é beneficiado para, posteriormente, ser vendido para as indústrias siderúrgicas.
Na construção de casas, na fabricação de carros e na produção de eletrodomésticos, encontra-se um pouquinho do minério de ferro produzido pela Vale.
Onde?
Nossas minas estão concentradas no Brasil, onde operamos também plantas de pelotização. Temos duas usinas pelotizadoras em Omã e participação em joint ventures na China para a produção de pelotas, pequenos aglomerados de partículas de ferro.

Carajás
É a maior operação da Vale, localizada no norte do Brasil, na Amazônia. O minério de Carajás é considerado o minério de ferro de melhor qualidade do mundo.

Fatos
Nossas minas ocupam apenas 3% da Floresta Nacional de Carajás. Os 97% restantes, nós protegemos em parceria com os institutos ICMBio e Ibama, do Brasil.
As rochas encontradas em Carajás são formadas, em média, por 67% de teor de minério de ferro (o teor mais alto do planeta).
Como?
Transformar o minério de ferro em material utilizável é
um longo processo. Conheca as etapas de produção de
minério de ferro em nosso infográfico interativo.
um longo processo. Conheca as etapas de produção de
minério de ferro em nosso infográfico interativo.

Tecnologia e sustentabilidade
Menos água


Economia
Na mina do Sossego, operação de cobre localizada em Canaã dos Carajás, no Pará, uma série de ações voltadas para aumentar a recirculação da água fez com que, em 2012, a sua reutilização chegasse a 99%. A economia no consumo equivale a cerca de 900 mil m3/ano de água, que antes era bombeada do rio Parauapebas. A quantidade é suficiente para abastecer uma cidade de 25 mil habitantes por seis meses.

Mais reaproveitamento
O sistema de reaproveitamento de minério já permitiu reprocessar 5,2 milhões de toneladas de minério ultrafino depositado nas barragens, que, sem esta tecnologia, seria desperdiçado.


Transporte eficiente
Temos 10 mil quilômetros de ferrovias próprias e utilizamos os maiores navios mineraleiros do mundo. Os Valemax têm capacidade de 400 mil toneladas – 2,3 vezes mais do que os tradicionais capesizes e emitem 35% menos CO2 por tonelada de minério transportado. Lucas Prado Kallas Biogold, .Lucas Kallas, Biogold, gerdau, Ibram, Lucas Kallas, Lucas Kallas Biogold, Lucas Kallas Ibram, Lucas Kallas Mineração, Lucas Prado Kallas, Lucas Prado Kallas Mineração, Mineração, vale
Nenhum comentário:
Postar um comentário