terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Blog Lucas Prado Kallas- SHELL E CATERPILLAR ASSINAM ACORDO TESTAR USO DE GÁS EM CAMINHÕES DE MINERAÇÃO

A Shell Canadá e a Caterpillar assinaram um acordo para testar motores que usam uma nova mistura de combustível com gás natural liquefeito (GNL). O projeto pode diminuir os custos operacionais e reduzir as emissões vindas da mineração de areias betuminosas no norte de Alberta, província do Canadá.
A Caterpillar quer ampliar sua experiência com GNL em outras aplicações e continuará a desenvolver o trabalho de projetar e construir um caminhão de mineração totalmente integrado, onde o GNL substituirá a maioria dos motores a diesel, também conhecido como dual fuel. Com esse acordo, a empresa vai testar o projeto nas operações de areias betuminosas da Shell, próximas a Fort McMurray, em Alberta.
Além do novo caminhão Caterpillar que está sendo desenvolvido, a Shell também implantará o novo motor nos caminhões já existentes em sua frota e fornecerá a infraestrutura de abastecimento na operação próxima a Fort McMurray. O estudo segue uma tendência da Shell em usar o gás natural do Canadá como combustível no transporte marítimo, rodoviário e em outras atividades industriais.
"Para alcançar sucesso comercial no futuro, acreditamos que temos que ser capazes de competir economicamente e ambientalmente. Acreditamos que é o que os canadenses querem", disse o vice-presidente de Areias Betuminosas da Shell, John Rhind.
"Estamos muito animados em colaborar com a Shell. Muitos dos nossos clientes estão pedindo equipamento movido a gás natural, em busca dos benefícios financeiros e ambientais", disse Chris Curfman, vice-presidente da Caterpillar e responsável pela Divisão de Vendas e Suporte em Mineração da empresa.
Os testes de campo dos caminhões de mineração em operações de areias betuminosas da Shell estão previstos para começar em 2016 e a expectativa de duração do processo é de até um ano.
O GNL é o gás natural refrigerado a -162 graus Celsius, produzido e utilizado no aquecimento e geração de energia. Seu uso pode significar redução de custos e redução de emissões de gases de efeito estufa, em comparação com caminhões de mineração alimentados por combustível diesel.
A Shell tem sido considerada a pioneira na inovação de combustível para transporte. Já a Caterpillar é a líder mundial na fabricação de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e a gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas.
Notícias de Mineração Brasil  Biogold, .Lucas Kallas, Biogold, gerdau, Ibram, Lucas Kallas, Lucas Kallas Biogold, Lucas Kallas Ibram, Lucas Kallas Mineração, Lucas Prado Kallas, Lucas Prado Kallas Mineração, Mineração, vale, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário