segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Blog Lucas Prado Kallas- As crescentes críticas da decisão histórica do governo Yukon sobre Bacias Hidrográficas

peel watershed decision
National Geographic está relatando criticamente sobre a decisão do território de Yukon para abrir a região de Peel Watershed à mineração.

Na terça-feira o governo Yukon rejeitou amplamente a recomendação da Comissão de Planejamento de Bacias Hidrográficas Peel pedindo que 80 % da terra ser formada por áreas de conservação. O governo optou Yukon para a proteção de 29%.

O Peel Watershed é uma área pouco povoada no norte do Yukon aproximadamente do tamanho de New Brunswick. A Comissão de Planejamento de Bacias Hidrográficas Peel foi responsável pelo desenvolvimento e recomendação de um projecto de plano de uso do solo regional para a região de planejamento de bacias hidrográficas do Peel. Membros da Comissão incluiu grupos First Nation e nomeados Governo Yukon . A comissão entregou suas recomendações ao governo Yukon março 2013 .

A peça pela National Geographic alcançou a primeira página do site de notícias sociais Reddit .

O decreto do governo surpreendeu os líderes indígenas , que apoiam um plano de 2011 desenvolvido sob Yukon reivindicações de terras tratados que teria mantido o caráter deserto de 80 por cento da área , que é conhecida como a região da bacia hidrográfica do Peel. Novo plano do governo , mas tudo reverte esse número , abrindo cerca de 71 por cento da bacia de mineração.

O Yukon apresenta alguns dos picos mais altos do Canadá e maiores geleiras , assim como enormes extensões de pontilhada lago tundra, florestas boreais e zonas húmidas. (Consulte " Yukon : do Canadá Wild West ", na edição de fevereiro da revista National Geographic. ) Também é rica em vida selvagem , com mudanças sazonais extremas que acenam vastas manadas de renas e outros animais em movimento. Maior do que a Califórnia, mas com apenas 37 mil habitantes , o território tem sido quase sempre vazio de seres humanos desde o Klondike Stampede terminou na década de 1890 .

Nos últimos anos, uma nova corrida do ouro trouxe um aumento da população e da prosperidade de cidades como Whitehorse e Dawson. Mas a corrida para explorar minerais que o Yukon também incluem zinco, cobre , ferro, e desenterraram crescentes tensões entre os interesses do governo e de mineração , por um lado , e de conservação e os interesses indígenas Primeiras Nações , por outro tem - urânio .
O Yukon News relata que o governo mal tratado a decisão de sair com alguns amigos de ambos os lados do debate e aberto a desafios legais .

Conservacionistas duvidar que o plano , o que deixa a maior parte da bacia hidrográfica aberto a novas tutoramento , terá sucesso em proteger caráter selvagem da região.

Os mineiros , por sua vez , reclamam que o plano vai sobrecarregá-los com condições caros que faria projetos na região lucrativa.

Afetadas Primeiras Nações extinta seus direitos aborígenes para toda a região , em troca de coisas como o ordenamento do território colaborativo. O governo , por sua vez , ganhou através de acordos de reivindicação de terras a capacidade de dizer a indústria teve a segurança jurídica para o desenvolvimento. Mas , graças ao abuso do governo do processo de planejamento do uso da terra , que está agora fora da janela.

Thomas Berger, o advogado estima que ajudou a inventar o campo do direito indígena no Canadá, está ajudando First Nations , com o seu caso sobre a Peel. Quem sabe quanto tempo essa bagunça vai demorar para desvendar , como os casos são apelou todo o caminho até a Suprema Corte do Canadá.

Entretanto, esta incerteza jurídica garante que uma enorme faixa do Yukon não vai ver qualquer desenvolvimento em breve. De uma forma estranha , o Partido Yukon tem feito o trabalho de conservacionistas para eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário