terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Search assina acordo para adquirir mineradora de estanho no Pará

Lucas Prado KallasA Search Minerals anunciou hoje (27) que entrou em acordo definitivo de compra de ações com a Brasilis Kaduna Consultoria e Participações e a MS Marpin Consultoria e Participações em relação à aquisição total das cotas emitidas e em circulação da Mineração São Francisco de Assis (MSFA). O negócio vai resultar em um reverse takeover (RTO), um tipo de fusão para se tornar uma empresa de capital aberto.
Segundo os termos do acordo de compra de ações, a Search vai emitir 135 milhões de ações a um preço médio de US$ 0,55 por ação. Depois que o reverse takeover for concluído, a Brasilis e a Marpin vão ser detentoras de 61,3% das ações da Search.
O presidente e CEO da Search, Stephen Keith, disse que o acordo é muito importante para a empresa. “Essa aquisição demonstra que estamos prontos para executar estratégias de transição em mercados financeiros difíceis. É o primeiro passo para a implantação de nosso plano de negócios para nos tornarmos consolidados nos ativos de estanho no Brasil”, afirmou.
O executivo disse que a Search deixa de ser exploradora para se tornar produtora. “A mina de Mocambo, da MSFA, é um ativo produtor de estanho, com muitos alvos de desenvolvimento e exploração, incluindo áreas com mineralização de tungstênio”, comentou Keith.
A reverse takeover trata-se de uma negociação fora das condições normais de mercado, pelo fato de Roberto Giannetti da Fonseca ser diretor da Search e empregado tanto da Brasilis Kaduna, quanto da MSFA. O executivo detém menos de 1% de participação da Kaduna.
Fonseca se absteve de participar da transação, de forma que o acordo definitivo e a reverse takeover foram considerados e aprovados pela diretoria da Search. Em 14 de março, deve ser realizada uma reunião entre os acionistas da Search para aprovar o negócio.
A MSFA controla e opera a mina de Mocambo, que fica a 30 quilômetros da cidade de São Félix do Xingu, no Estado do Pará. A produção do projeto foi retomada no meio de 2012. Até o fim de outubro do ano passado, a produção foi de 441,2 toneladas de SnO2 (cassiterita), com um pico de produção de 40 toneladas de cassiterita por mês, com, aproximadamente, 70% de estanho no concentrado.
Em 20 de agosto do ano passado, a Search assinou declarações de intenções (LoI) não-vinculativas com a Mineração São Francisco de Assis (MSFA) e com a Carlos Mena Resources (CMR). A CMR detém os direitos minerários do projeto Arara, com ocorrência de estanho, nióbio, tântalo e óxido de terras raras.

Notícias de Mineração Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário