quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Interior do Pará supera capital em geração de emprego

Lucas Prado KallasDieese diz que municípios do sudeste do estado contribuíram para saldo. Secretário aponta riqueza mineral como fonte de trabalho e renda.
Os municípios do interior do Pará superaram a capital em geração de empregos no ano de 2013:  uma estimativa do Departamento Intersindical de Estudos Sócio Econômicos (Dieese) aponta que mais de 80% das vagas criadas em todo o estado ocorreram fora da Região Metropolitana de Belém.
“Em 2013 o estado fez 395.941 admissões, mas teve 366. 325 desligamentos, gerando saldo positivo de 29.616 empregos. A maioria dos desligamentos foi na região metropolitana de Belém. O interior puxou o saldo em 2013, com cerca de 80% da geração de empregos do Pará", explica o economista Roberto Sena.
Segundo o Secretario de Trabalho, Emprego e Renda Rodivan dos Santos Nogueira, os projetos minerais impulsionaram a geração de empregos no Pará, especialmente no sudeste do estado. "A mudança de comportamento na abertura de postos de trabalho não surpreende. Havia esta expectativa de geração de empregos no interior do estado, já que a mineração é muito forte e o sudeste do Pará é uma região onde já se explorou ouro, mas agora tem grande produção de ferro e níquel", explica.
Além da mineração, outros setores como a construção civil, comércio e prestação de serviços também contribuiram para o saldo do estado que, segundo o Dieese, é o maior gerador de empregos da região Norte do Brasil.

G1

Lucas Prado Kallas   Biogold, .Lucas Kallas, Biogold, gerdau, Ibram, Lucas Kallas, Lucas Kallas Biogold, Lucas Kallas Ibram, Lucas Kallas Mineração, Lucas Prado Kallas, Lucas Prado Kallas Mineração, Mineração, vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário