

O Termo de Cooperação Técnica foi assinado ainda no dia 19 de dezembro de 2013, com vigência retroativa a 3 de junho de 2013 e com prazo final marcado para 31 de dezembro de 2014, que ainda pode ser estendido.
O projeto do novo porto potiguar já está com a Sedec e deverá ser apresentado para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) até o fim deste mês. No documento constam todos os estudos sobre a construção do terminal no município de Porto do Mangue.
De acordo com o projeto entregue à Sedec, o novo porto é pensado para ser da categoria dos graneleiros, destinado para escoamento da produção de minério que atualmente sai do Seridó potiguar para os portos de Pecém, em Fortaleza (CE), e Suape, em Recife (PE).
A construção apresenta-se como a alternativa para o Porto de Natal, que por conta de sua estrutura e localização vem perdendo as exportações “pesadas” para outros estados. O novo terminal deixaria o porto da capital com a responsabilidade de funcionar apenas como terminal de passageiros e de cargas rápidas, como as frutas produzidas na região Oeste potiguar.
O estudo foi feito pelo grupo paulista Engevix. A empresa, por meio da Infravix Empreendimentos S/A, divide com a Corporación América S/A, da Argentina, a formação do consórcio Inframérica Aeroportos, que está construindo o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
O novo terminal a ser instalado em Porto do Mangue já era pensado desde meados de 2005, quando o governo tentou criar condições para investir na instalação de um terminal oceânico, nos moldes do Porto-Ilha de Areia Branca, para exportação de calcário e ferro.
A intenção da atual administração, de acordo com o secretário Sílvio Torquato, titular da Sedec, é lançar o edital para uma parceria público-privada (PPP) ainda neste ano. “Vamos aproveitar o know-how das PPP’s feitas para construir a Arena das Dunas e o aeroporto internacional. Queremos levar a experiência para a construção do modelo para o porto”, afirmou Sílvio.
O Mossoroense
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