
Depois de quase dois anos desde seu lançamento, uma iniciativa de promoção da pesquisa avançada na área de Engenharia de Materiais começa a gerar os primeiros frutos em Minas Gerais. Criado pela CBMM, em parceria com o Centro de Tecnologia Senai/Cetec, o programa está apoiando o desenvolvimento de projetos em nível de mestrado e doutorado, principalmente junto à Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).
Diretamente ligado à Redemat, o programa conta com a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e já teve seu primeiro caso de sucesso. Apresentada no segundo semestre de 2013, a dissertação sobre os efeitos do Nióbio na ductilidade a quente do aço inoxidável marcou a conclusão do mestrado de Adir Garcia Reis.
Reis diz que o programa na Redemat-Ufop possibilitou grande contribuição à sua formação acadêmica. Em sua dissertação, ele agradece à CBMM “pela bolsa de estudos e pelo suporte financeiro”. Além de Adir, três estudantes desenvolvem seus projetos com apoio da CBMM, com trabalhos também ligados a aplicações do nióbio a materiais como os aços inoxidáveis.
Todos os projetos contam com a orientação de Margareth Spangler, doutora e especialista na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e diretora do Instituto de Inovação em Metalurgia e Ligas Especiais do Senai/Cetec.
Especialista em microscopia eletrônica, Spangler diz que a ferramenta é fundamental na análise de experimentos dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes do programa, como o estudante Nilo Nogueira da Silva. Em fase de conclusão de seu mestrado, ele deve fazer a defesa de sua dissertação em março, também concentrando sua pesquisa em aplicações estruturais de aços microligados ao nióbio.
O convênio de cooperação entre a CBMM e o Senai/Cetec foi estabelecido em março de 2012, para realizar projetos de pesquisa em áreas de tecnologia de produção e aplicação de aços, sobretudo com a utilização de ferro nióbio.
Mais dois projetos devem ser concluídos em breve, ambos ligados a estudos de doutorado. Os trabalhos estão igualmente sob a coordenação da professora Margareth Spangler e um deles é fruto de pesquisa da estudante Flávia Vieira Braga, que investiga a influência do Nióbio na qualidade superficial dos aços inoxidáveis ferríticos. Com informações da assessoria de Comunicação Social da CBMM.
Notícias de Mineração Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário