sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Lucas Prado Kallas -Radar inicia exploração de seu primeiro projeto de minério de ferro no Brasil

lucas prado kallasA Radar Iron iniciou o programa de exploração no projeto de minério de ferro Uruará, a 150 quilômetros de Altamira (PA), informou no dia 20 de Fevereiro. De acordo com a empresa, cerca de 40 amostras de rochas devem ser preparadas nos próximos dias, com os resultados previstos de duas a três semanas após a apresentação. O levantamento magnético da superfície deve começar em breve.
Segundo a Radar, a exploração está voltada, inicialmente, para áreas em que a mineralização já está definida. Após o estabelecimento de uma base em uma cidade vizinha, o mapeamento e a amostragem das áreas próximas ao projeto foi iniciado, atingindo de 100 a 200 metros a partir dos três alvos previamente definidos.
A mineradora está desobstruindo as trilhas em áreas cobertas por florestas e o mapeamento nessas novas áreas visa a extensão de alvos já conhecidos. Segundo a Radar, apesar das operações estarem ocorrendo durante a estação chuvosa, não foram encontrados grandes problemas de acesso até o momento.
De acordo com a mineradora, o plano de exploração destina-se a uma avaliação do terreno para testes, possibilitando que uma base de recursos seja estabelecida para 2014. “Usando o mapeamento e os dados geofísicos que estão sendo coletados, o objetivo é definir os alvos da primeira sondagem, com testes previstos para o segundo trimestre de 2014”, disse a empresa.
Em novembro de 2013, a Radar anunciou a assinatura de um contrato com a empresa brasileira Sullis Mineração, para adquirir uma participação de 50% em direitos minerários de até 68 mil hectares no Pará. A negociação incluía uma autorização de pesquisa de 10 mil hectares e seis requerimentos adjacentes de 58 mil hectares.
Entre os termos do acordo, constava que a Radar deveria investir pelo menos US$ 1,41 milhão na exploração, dentro de 18 meses, para obter a participação de 50% nos 10 mil hectares que já tem autorizações de pesquisa. No mês passado, a Radar anunciou que havia finalizado a auditoria técnica para a aquisição da participação de 50% no projeto de minério de ferro.
O projeto Uruará abrange 68 mil hectares próximos ao rio Amazonas, e possui rochas com teores de até 66% de ferro, de acordo com amostragem litogeoquímica. Três corredores principais foram identificados nas zonas formadoras, com 250 a 400 metros de largura e até 2,5 quilômetros de comprimento, com a mineralização iniciada na superfície e estendendo-se por, pelo menos, 4 metros de profundidade.
Segundo a Radar, a infraestrutura do local está em vigor, com estradas para transportar o minério triturado até um porto de águas profundas no rio Amazonas, onde acontece o carregamento direto para navios Panamax. Uma meta de exploração de 20 a 40 milhões de toneladas, com minério de 58% a 65% de ferro, foi estimada para o projeto.
A mineradora afirmou que outros comunicados serão divulgados na próxima semana para atualizar os acionistas sobre o progresso do programa de exploração. A Radar Iron é uma mineradora que controla projetos de hematita e Magnesita na Austrália. O projeto de minério de ferro Uruará vai ser o primeiro da empresa australiana no Brasil.

Notícias de Mineração Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário