terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Lucas Prado Kallas -MBAC espera vender 1,3 milhão de toneladas de SSP em Itafós até 2016


Lucas Prado KallasA MBAC Fertilizantes afirmou que a previsão de produção e venda, de 2014 a 2016, para a unidade Itafόs Arraias, em Tocantins, é de 1,3 milhão de toneladas de superfosfato simples (SSP). Desde o mês passado, a empresa vem assinando acordos que garantem a venda de 25% do total previsto para ser produzido no projeto este ano. As informações são de comunicado ao mercado de hoje (24).
A empresa canadense MBAC afirmou que, desde o início deste ano, tanto a demanda quanto os preços no mercado local para SSP estão em acordo com a evolução dos mercados fora do Brasil e que um aumento dos volumes é esperado ao longo dos próximos três anos.
Segundo a empresa, com modificações e melhorias realizadas no fim do ano passado e início deste ano, todas as plantas estão aptas a operar próximas de sua capacidade nominal.
Os preços dos fertilizantes fosfatados voltaram a subir após três anos de queda, como o superfosfato triplo (TSP), que aumentou aproximadamente 32%. De acordo com a MBAC, a alta está começando a ter efeitos sobre os preços de SSP no Brasil.
A expectativa da empresa é que o preço médio de venda para SSP suba, impulsionado principalmente por uma esperada recuperação geral dos preços globais de fosfato.
“Nós esperamos que o custo de produção para SSP esteja de acordo com a previsão divulgada previamente e deve cair ao longo dos próximos dois anos, quando a planta atinge sua capacidade nominal”, afirmou a MBAC na nota.
Desde o início de janeiro, a mineradora possui acordos de venda de cerca de 25% do que espera produzir em 2014. A MBAC afirmou que está satisfeita com o progresso feito até o momento, o que demonstra o reconhecimento da qualidade do produto pelo mercado, e que continuará produzindo em busca de consolidar um estoque para entregas futuras.
De acordo com o comunicado, um acordo estratégico de vendas foi assinado com um distribuidor regional, com a intenção de compra de 70 mil toneladas, e prevê que as entregas comecem até o final deste mês.
O presidente e CEO da empresa, Cristiano Melcher, afirmou que está satisfeito com a aceitação dos produtos. "Eu acredito que a empresa está bem posicionada para se beneficiar do rápido crescimento das regiões agrícolas brasileiras. Estou particularmente animado com o potencial das operações em Itafόs e com o projeto de alto teor de fosfato Santana", afirmou.
A mineradora afirmou, também, que o desenvolvimento do projeto Santana, no Pará, está avançado, com a engenharia detalhada já iniciada e discussões sobre um possível financiamento. Segundo a MBAC, a busca por um parceiro estratégico para uma participação minoritária no projeto está entre as alternativas ao financiamento.
O Itafós Arraias é um projeto de extração e produção de superfosfato simples, que fica na cidade de Arraias, situada a 472 km de Palmas (TO). A planta tem capacidade de produção de 500 mil toneladas de superfosfato simples por ano e será a primeira desse porte a funcionar na região do Cerrado.
A MBAC investiu no projeto cerca de R$ 600 milhões, valor que pode subir para R$ 800 milhões até 2015. Em 2014, a meta da companhia é produzir entre 300 mil a 400 mil toneladas do insumo.

Notícias de Mineração Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário