quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Lucas Prado Kallas -IBRAM promove reunião para discutir II Inventário de Emissão de GEE

O setor mineral dá mais um passo importante para a elaboração do II Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa, uma preocupação recorrente nas principais empresas de todo o mundo. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM – www.ibram.org.br) realizou, na última quarta-feira (26), reunião com representantes das principais mineradoras do País para debater os resultados dos estudos já realizados sobre o tema.

De acordo com o Diretor de Assuntos Ambientais do IBRAM, Rinaldo Mancin, o Inventário é um passo importante para englobar um maior número de minérios a serem analisados. “No primeiro documento foram analisadas dez tipologias. Nesta segunda etapa, agregamos mais cinco, o que totalizam 15, que correspondem a cerca de 95% da produção mineral brasileira”.

O II Inventário, segundo a Coordenadora do Estudo, Isaura Frondizi, pretende apresentar informações sobre os seguintes minérios: bauxita, caulim, cobre, ferro, manganês, fosfato, carvão mineral, ouro, nióbio, níquel, potássio, zinco, agregados (brita e areia) e rochas ornamentais. “A intenção é atualizar e ampliar, com diferentes minérios, o trabalho já realizado no primeiro Inventário”, afirmou Isaura.

O IBRAM acredita que a construção deste documento é uma excelente forma de consolidar as informações para os bens minerais. “Fizemos uma consulta e uma compilação das respostas do diagnóstico enviado pelas empresas e hoje discutimos alguns resultados parciais já obtidos. Vamos continuar trabalhando junto às mineradoras para que, ainda neste semestre, possamos publicar o estudo completo”, afirmou Cláudia Salles, Gerente de Assuntos Ambientais do IBRAM.

Para Rinaldo Mancin, o II Inventário de GEE tem significativa importância para o setor. “A partir desse estudo as empresas poderão buscar formas de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, conhecer suas limitações e realizar um planejamento de forma gradual e permanente”, completou.

Participaram da reunião representantes das seguintes empresas: Vale S.A., CBMM, Votorantim, Anglo American, Camargo Correia, Gerdau, Celta, CSN, SAMA, ABEM, Anepac, Samarco, Kinross, Alcoa e Vallourec.

 
Lucas Prado Kallas
 
Reunião discuti II Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa - Crédito: Divulgação

IBRAM -Profissionais do Texto


Nenhum comentário:

Postar um comentário